Saude

【ARTRITE REUMATOIDE】Artrite Reumatoide Tratamento Caseiro

 

Dicas de terapia quente e fria para domar dor nas articulações

Artrite Reumatoide Tratamento Caseiro. Tratamentos quentes e frios não impedem as crises de artrite reumatoide, mas podem diminuir a dor e a inflamação.

 

→ PRINCIPAIS DICAS FINAL DO ARTIGO

 

Quer ver depoimentos e dicas sobre Dores

Deixe seu comentário no vídeo abaixo!

Trabalhamos com amor e dentro do possível seu comentário será respondido!

Este conteúdo não substitui uma consulta medica!

#dietablogbr

 

(VÍDEO) → Quais São as Causas das Dores no Quadril? Como Aliviar?

 

Fatos rápidos

– Aplicando terapia quente ou fria pode ajudar a aliviar a rigidez e dor causada pela artrite reumatoide.

– O calor pode ajudar a relaxar os músculos e, ao mesmo tempo, estimular o fluxo sanguíneo, aumentar a amplitude de movimento e reduzir a rigidez das articulações.

– Tratamentos de terapia fria podem ajudar a reduzir a inflamação, inchaço e dor causada por uma crise de artrite.

Médicos e fisioterapeutas geralmente recomendam terapia quente e fria para aliviar as articulações doloridas ou rígidas da artrite reumatoide (AR) e aumentar a mobilidade.

Juntos, esses métodos para aliviar temporariamente a dor da AR  são chamados de “termoterapia”.

Embora existam poucas evidências de que a termoterapia seja benéfica à saúde, uma revisão publicada pela Cochrane Collaboration sobre o tratamento quente e frio da artrite reumatoide concluiu que o calor úmido superficial e a crioterapia (compressas frias ou banhos) podem ser usados ​​como terapia paliativa ou de suporte.

Banhos de cera de parafina combinados com exercícios também podem fornecer efeitos benéficos a curto prazo para as mãos artríticas.

Tratamentos quentes e frios não impedem as crises de artrite reumatoide, mas podem diminuir a dor e a  inflamação.

Para aliviar esses sintomas, alguns médicos recomendam o aquecimento das articulações antes do exercício e o uso de resfriados depois.

 

Terapia quente para artrite reumatoide

Para alguém com uma doença inflamatória como a AR, aplicar calor pode parecer contra intuitivo.

Mas o calor trabalha para reduzir a tensão muscular e estimular a circulação sanguínea.

Por isso, muitos pacientes acham que aplicar algo quente (mesmo que isso signifique aquecer suas roupas na secadora antes de se vestir ou deitar com uma manta aquecida antes de se levantar de manhã), sente-se melhora nas articulações.

“O calor suave de manhã pode melhorar sua amplitude de movimento”, explica Katie Palmer, fisioterapeuta em Newtown, Pensilvânia.

“Ele pode aliviar um pouco da dor nas articulações e da rigidez e preparar seu corpo para o  exercício  ou para se levantar e se mover e sair pela porta.”

Uma versão da terapia quente é a parafina, ou banho de cera, semelhante ao que é usado nos salões de unhas para suavizar a pele e as unhas.

“A parafina é aquecida a uma temperatura prescrita e depois você mergulha em suas mãos, pulsos e dedos, e forma um revestimento”, explica Palmer.

“Então você envolve suas mãos e pulsos cobertos de parafina em uma pequena toalha, e isso lhe proporciona um calor úmido e profundo que pode ajudar a eliminar um pouco da dor e rigidez da AR.”

Palmer recomenda terapia com parafina para as mãos quando elas estão rígidas, como na primeira hora da manhã, mas não quando as articulações estão inflamadas.

“Quando as articulações estão extremamente inflamadas, quando as coisas estão um pouco fora de controle, é mais útil usar uma temperatura fria para diminuir a inflamação e o inchaço”, diz ela.

Palmer também oferece uma alternativa possível. “Aplicar compressas mornas (como garrafas de água quente) funciona de maneira semelhante a um banho de parafina”, diz ela.

“Pesquisas demonstraram que compressas mornas proporcionam alívio da dor para pacientes com AR e ajudam a aumentar a amplitude de movimentos das mãos e dos dedos quando combinadas com exercícios. Também ajudam a diminuir a rigidez geral.”

 

Terapia fria para artrite reumatoide

Se suas articulações estão inflamadas, faz sentido que algo frio possa aliviar a inflamação e, assim, a dor.

Os principais benefícios da terapia fria são a redução da inflamação, inchaço e dor, além de aliviar temporariamente a dor nas articulações causada por um surto de artrite.

Como a terapia de calor, a terapia fria vem em várias formas. Os pacotes frios que você coloca diretamente em uma articulação dolorosa incluem tudo, desde itens comuns até sistemas completos de resfriadores, como:

– Sacos de ervilhas congeladas ou pacotes de gel encontrados na farmácia;

– Almofadas de resfriamento;

– Dispositivos moldados em certas partes do corpo, como os joelhos.

Outro método simples de resfriar as articulações é um banho de água fria em uma banheira – apenas não deixe a água ficar tão fria que você fica gelado.

Existem também sprays e pomadas frias sem receita, como Biofreeze e  CryoDerm, que aliviam a inflamação ao entorpecer os nervos.

Uma palavra de cautela: Se você tem síndrome de Raynaud, uma condição na qual pequenos vasos sanguíneos nos dedos das mãos ou pés se contraem quando expostos ao frio, você provavelmente não deve usar terapia fria na parte afetada do seu corpo.

Claro, você deve sempre consultar o seu médico ou fisioterapeuta antes de tentar o tratamento com calor ou frio para a artrite reumatoide.

 

Dicas sobre o uso de terapia de calor para RA

– Use fontes de calor seguras, incluindo toalhas quentes, banheiras de hidromassagem, chuveiros ou banhos, garrafas de água quente, compressas quentes para micro-ondas e almofadas elétricas de aquecimento.

– Para evitar queimaduras, não use calor durante longos períodos de tempo (siga as orientações do fabricante).

– Ao usar almofadas de aquecimento ou  garrafas de água quente , coloque uma toalha ou pano em sua pele primeiro, para evitar o contato direto com a fonte de calor.

– Tenha cuidado para verificar a vermelhidão da pele, muitas vezes durante a aplicação de calor, e remova a fonte de calor se ocorrer vermelhidão.

– Siga as instruções do fabricante ao usar um dispositivo de banho de parafina.

 

Dicas sobre o uso de terapia fria para RA

– Use um saco de ervilhas congeladas, envolva gelo em uma toalha fina ou use pacotes de gel frio disponíveis comercialmente para terapia fria.

– Evite aplicar gelo ou compressas frias diretamente na pele – use uma toalha ou pano entre o dispositivo frio e a pele.

– Para evitar o congelamento, não aplique frio por mais de 15 minutos de cada vez.

– Permita que sua pele volte à temperatura e cor normais antes de usar o frio novamente.

Se você está usando um desses métodos quentes ou frios e isso não traz alívio, ou parece piorar os sintomas da artrite reumatoide, converse com seu médico.

ATUALIZADO: 24.04.18

No Comments

Leave a Reply