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Quero cortar o glúten: o que posso inserir na minha alimentação

Alimentos Sem Glúten. Cortar o glúten da sua dieta pode parecer uma tarefa difícil e limitante.

Felizmente, existem diversos alimentos acessíveis à nossas mesas, que além de saudáveis, são deliciosos e o melhor: sem glúten algum!

A maneira mais econômica e saudável de seguir esse modelo de dieta sem glúten é procurar esses grupos de alimentos, que incluem:

– Frutas

– Legumes

– Carnes e aves

– Peixe e frutos do mar

– Laticínios

– Feijões

– Legumes

– Nozes.

Obs: Grama de trigo puro e grama de cevada são sem glúten, porém há a proteína nas sementes.

Se não forem colhidos ou processados ​​corretamente antes de irem ao destino final, há risco de contaminação por glúten, o que pode ser danoso aos intolerantes à proteína.

 

→ LISTA COMPLETA NO FINAL DO ARTIGO

 

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O que se sabe sobre grãos?

Há muitos grãos naturalmente sem glúten que você pode apreciar de diversas formas criativas.

Muitos desses grãos podem ser encontrados em sua mercearia local, mas alguns dos grãos menos conhecidos só podem ser encontrados em lojas especializadas ou de alimentos saudáveis.

Não é recomendado comprar grãos a granel devido à possibilidade de contato cruzado com glúten.

Os seguintes grãos e outros alimentos contendo amido são naturalmente isentos de glúten:

– Arroz

– Mandioca

– Milho

– Soja

– Batata

– Tapioca

– Feijões

– Sorgo

– Quinoa

– Painço

– Grumos de trigo sarraceno (também conhecido como kasha)

– Araruta

– Amaranto

– Teff

– Linho

– Chia

– Yucca

Aveia sem glúten

– Farinha de nozes

 

Tem havido algumas pesquisas que alguns grãos naturalmente sem glúten podem conter glúten de contato cruzado com grãos contendo glúten através da colheita e processamento.

Se você está preocupado com a segurança de um grão, compre somente versões testadas quanto à presença de glúten e que contenham menos de 20 ppm.

 

Substitutos sem glúten

Muitos itens que geralmente contêm glúten têm alternativas sem glúten que estão amplamente disponíveis na maioria das mercearias, e tornam a vida livre de glúten muito mais fácil.

Tenha em mente, no entanto, que alimentos frescos minimamente processados ​​são uma parte crucial de uma dieta saudável sem glúten.

 

– É muito importante basear sua dieta em frutas, legumes, carnes e outros grupos de alimentos saudáveis ​​listados acima.

 

– Muitos produtos comercialmente disponíveis são rotulados “sem glúten”, mas haverá alguns que não são. É por isso que a leitura correta das etiquetas é importante.

 

– Também é importante lembrar que “sem trigo” não significa necessariamente “sem glúten”.

Seja cauteloso, pois muitos produtos podem parecer sem glúten, mas não são.

 

– Como regra, os produtos tradicionais de trigo, como massas, pães, biscoitos e outros produtos assados, não são isentos de glúten. No entanto, existem muitas opções sem glúten disponíveis que usam farinhas e grãos alternativos.

 

– Muitas vezes, o pão sem glúten e lactose pode ser encontrado na seção de freezer.

 

– Além disso, há farinhas sem glúten e misturas de farinha disponíveis no corredor de mercearia, permitindo que você assar seu próprio pão.

 

Cereais

Muitos cereais contêm glúten ou ingredientes à base de trigo, mas há alguns que não o fazem.

Fique atento à etiqueta “sem glúten”, mas também perceba que nem todos os cereais sem glúten vão anunciar como tal, por isso é importante verificar a lista de ingredientes.

Algo para observar: flocos de milho e cereais de arroz tufado podem conter aromatizante ou extrato de malte, que contém glúten.

 

Aveia

A aveia é frequentemente colhida e processada com o mesmo equipamento que é usado para o trigo e, portanto, é facilmente contaminada.

Pesquisas indicam que aveia pura e não contaminada consumida com moderação (até ½ xícara de aveia seca por dia) é tolerada pela maioria das pessoas com doença celíaca.

Procure por aveia especificamente rotulada sem glúten em todos os produtos que contenham aveia, incluindo granola e barras de granola.

 

Sopas e Molhos

Sopas e molhos são uma das maiores fontes de glúten oculto, já que muitas empresas usam o trigo como espessante.

É sempre uma boa ideia ler o rótulo de quaisquer sopas e molhos pré-preparados ou enlatados, prestando especial atenção àqueles que são à base de creme.

 

Produzir

Frutas e vegetais frescos e congelados são naturalmente isentos de glúten.

No entanto, é importante ler os rótulos de frutas e vegetais processados, bem como frutas secas e smoothies pré-preparados.

Além disso, batatas congeladas embaladas nem sempre são isentas de glúten, e os rótulos devem ser lidos com cuidado ao considerar esses produtos.

 

Bebidas

A maioria das bebidas é sem glúten, incluindo sucos, refrigerantes e bebidas esportivas.

Bebidas alcoólicas, incluindo vinhos e licores destilados / bebidas destiladas, também são isentas de glúten.

No entanto, cervejas, ales, lagers, bebidas de malte e vinagres de malte feitos a partir de grãos contendo glúten não são destilados e, portanto, não são isentos de glúten.

Existem várias marcas de cervejas sem glúten disponíveis nos EUA e no exterior.

 

Medicamentos, vitaminas e suplementos

Nem todos os medicamentos e vitaminas são isentos de glúten, por isso certifique-se de ler o rótulo antes de comprar.

 

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ATUALIZADO: 09.05.18

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